quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Ambulantes prejudicam turismo no Pelourinho
A estudante carioca Marcela Mota foi uma das vítimas desses ambulantes. Em menos de 15 minutos no Pelourinho, ela teve de rejeitar diversos produtos. “Nós já estamos acostumadas com essa abordagem, até por causa do Rio de Janeiro, mas isso incomoda muito porque atrapalha a gente de conhecer melhor os lugares”, disse Marcela, que durante a entrevista foi abordada por três vendedores.
Essa ação é condenada por muitos comerciantes e freqüentadores do Pelourinho. De acordo com eles, esses camelôs seriam uns dos responsáveis, além da criminalidade, pela queda do turismo no Centro Histórico. Por esse motivo, foi criada há seis anos a Associação de Vendedores Credenciados do Centro Histórico, entidade que cadastrou grande parte dos comerciantes informais e tentar regulamentar o comércio na região.
Segundo o vendedor de óculos Hélio Santos, representante da associação, a fundação da entidade só foi possível graças à união dos ambulantes. “Os turistas falam que todos deveriam ser cadastrados para melhorar nossa qualificação. Mas tem sempre um grupinho que continua ilegal e dificulta até mesmo a ação da Prefeitura”, comentou Santos, que trabalha no Pelourinho há 45 anos.
O cadastramento dos ambulantes e a retirada dos ilegais fazem parte de um pacote de medidas proposto pelo Governo do Estado. “Acredito que esse é o pior momento dos últimos dez anos. Continuamos buscando ações combinadas do governo municipal, estadual e até federal que permitam que o Pelourinho tenha uma vida mais digna”, comentou Clarindo Silva, dono da Cantina da Lua, um dos restaurantes mais tradicionais da região.
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Audiência debate situação das barracas de praia
Os barraqueiros não estão satisfeitos com o projeto de requalificação apresentado pela Prefeitura. Eles criticam o fato de não terem participado da elaboração. A audiência que será realizada no começo de novembro será mediada pelo juiz Carlos D’Ávila Teixeira.
Um ponto que promete causar muita discussão no encontro na 13ª Vara Federal é o pedido de dispensa de licitação para ocupar as novas áreas destinadas às barracas. O Executivo e o Poder Judiciário têm divergido quanto a necessidade da concessão legal. Uma possível saída seria a alienação. Ou seja, a Prefeitura cederia a aérea pública para o uso dos barraqueiros.
Mesmo sem muita transparência no novo projeto para as barracas de praia, a secretária do Planejamento, Kátia Carmello, confirmou à imprensa alguns pontos. De acordo com ela, haverá uma redução no número de barracas – provavelmente em 50% - além de o canteiro central ser usado para abrigar parte dos imóveis.
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Lambança baiana
A Federação Baiana de Futebol (FBF) decidiu anular a partida entre o Guanambi e o Leônico, válida pela última rodada da primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Baiano de Futebol.
Isso porque a equipe do interior venceu por 10 a 0 o ex-Moleque Travesso, resultado que, coincidentemente, o time precisava para disputar a final da competição.
Vitória do Galícia, interessado em voltar à elite do futebol baiano.
Resta aguardar a nova data para a partida que será marcada pela FBF.
Resta saber também com qual motivação os jogadores do Leônico vão entrar em campo.
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Renan Calheiros continua luta contra cassação
O primeiro diz respeito a um possível lobby feito pelo senador em favorecimento da cervejaria Schincariol. O outro, se refere a um envolvimento de Renan Calheiros em veículos de comunicação adquiridos por laranjas.
Além disso, o senador é acusado também de participar de um suposto esquema de arrecadação de dinheiro em ministérios comandados pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). As acusações foram todas confirmadas pelos diversos personagens que tornam as histórias ainda mais confusas.
No processo em que foi absolvido, Renan Calheiros era acusado de pagar despesas pessoais com recursos do lobista Cláudio Contijo, que é funcionário da construtora Mendes Júnior. Na votação do relatório que pedia a cassação do senador, foram 40 votos pela absolvição, 35 pela cassação e 6 abstenções. No Conselho de Ética, o mesmo relatório foi aprovado por 11 votos a 4.
O presidente do Senado pode ser denunciado também pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na última quinta-feira (20/09), o ministro Ricardo Lewandowski enviou ao procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, um inquérito contra Renan Calheiros.
Voto secreto
Na época da votação do primeiro processo contra o senador do PMDB, questionou-se o método usado pelos senadores. A sessão foi fechada, sem autorização para a participação da imprensa. Outro fato que causou críticas foi a utilização do voto secreto, o que para muito facilitou o "coleguismo" – prática em que as pessoas defendem seus companheiros de profissão.
Na última terça-feira (25/09), a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu o pedido do senador Almeida Lima (PMDB-SE) para que fosse secreta a votação dos processos restantes contra o Renan Calheiros no Conselho de Ética do Senado.
O presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), expressou na última semana o desejo de unificar as três acusações contra Renan Calheiros. O argumento usado por Quintanilha é de que todos os processos têm o mesmo objetivo, o mesmo acusado e os mesmos interessados. A idéia tem ganhado força junto aos senadores, principalmente no grupo peemedebista aliado de Renan.
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
Exemplo paulista
O dirigente é acusado de lavagem de dinheiro na parceria com a misteriosa MSI. A situação de Dualib à frente do Timão ficou complicada desde o mês de agosto, quando foi afastado do cargo.
Sem forças para continuar comandando a equipe, Alberto Dualib foi sensato e escolheu o melhor caminho, antes que o Conselho Deliberativo o tirasse do clube.
Um bom exemplo para os dirigentes do Bahia. Renunciar não é covardia. É um ato de grandeza.
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Contra números não há argumentos
Para os incrédulos, vamos aos números:
A média de público da Série C de 2007 é de 2 mil e 200 pagantes.
A média de público do Bahia é de 29 mil e 703 torcedores por jogo.
Do público total da competição, o Bahia responde por 22%.
Só como comparação:
A melhor média de público da Série A é do Sport Recife, com 25 mil e 238 torcedores.
Na Série B, a melhor média é do Santa Cruz, com 27 mil e 500 torcedores.
quinta-feira, 13 de setembro de 2007
Calculadora nas mãos
Vamos aos números:
O Vitória tem hoje 38 pontos conquistados e ocupa a quinta colocação da Série B. Restam 13 rodadas para o final da competição. Seis partidas serão no Barradão.
De acordo com os matemáticos, com 63 pontos um time se classifica tranquilamente para a Série A do próximo ano.
Com base nesses cálculos, o rubro-negro vai precisar vencer todas as partidas em casa (18 pontos), vencer duas fora (seis pontos) e empatar outra (um ponto). Caso isso realmente aconteça, a equipe somaria mais 25 pontos, chegando assim aos 63 indicados.
De acordo com o site Chance de Gol, o Vitória tem 31,4% de voltar à primeira divisão.
domingo, 9 de setembro de 2007
Quando vencer não é o bastante
Com uma campanha pífia, o treinador foi demitido ontem pela diretoria do rubro-negro.
Vai embora e não deixa saudade.
Para seu lugar o Vitória deve apresentar amanhã Oswaldo Alvarez, o Vadão.
Uma boa contratação? Talvez.
Foi com ele que o Bahia não conseguiu subir para a Série A em 2004.
Mas, como cada caso é um caso...
sábado, 8 de setembro de 2007
Santa ingenuidade
Depois de ser enrolado pelos dirigentes do Cruzeiro, os Irmãos Petralha, na venda do meia Leandro Domingues, o presidente do Vitória vai mais uma vez fazer um negócio daqueles com a equipe mineira.
Na semana passada, Jorge Sampaio foi a Belo Horizonte para um jantar com os mineiros. A pauta da reunião era a venda do lateral-direito Apodi, do meia Bida e do atacante Índio.
O baiano voltou da terra do pão de queijo dizendo a todos que nada foi confirmado.
No entanto, o Uol Esportes divulgou ontem uma notícia dando como certa a venda de Apodi. De acordo com o site, a negociação ainda não foi fechada, mas os valores já foram definidos e o lateral, xodó da torcida rubro-negra, se apresenta na Toca da Raposa em 2008.
Como sempre, Jorge Sampaio diz que não fechou o negócio. Resta saber se os cruzeirenses vão manter a escrita e, mais uma vez, enrolar a equipe baiana.
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Censura tricolor na Fonte Nova
O Movimento Avante Esquadrão levou para o estádio uma faixa com os dizeres: "Maracajá e Cia., a derrota do Bahia". Algo normal quando se fala em democracia, afinal é direito de todo e qualquer cidadão protestar.
No entanto, em mais uma atitude arbitrária, dirigentes do Bahia mandaram seguranças retirarem a faixa. O vídeo foi parar no Youtube e mereceu comentários até no Blog do Juca Kfouri.
Através de sua assessoria de imprensa, o Bahia negou qualquer envolvimento com o episódio. "A diretoria já tomou conhecimento do assunto, mas não sabe de onde partiu a ordem para que ela fosse retirada", comentou o assessor de imprensa do Esporte Clube Bahia.
quinta-feira, 23 de agosto de 2007
Todos pelo osso!
De acordo com o informativo, Maracajá continua mandando e desmandando no Bahia, fazendo assim o atual presidente, Petrônio Barradas, de marionete. No entanto, em uma entrevista no início da semana, a uma rádio de Salvador, o funcionário estadual - Maracajá trabalha noTribunal de Contas dos Municípios e, por isso, não pode assumir nenhum cargo no Bahia – negou qualquer envolvimento com a direção do clube.
"As pessoas têm de reconhecer o que eu já fiz pelo Bahia. Em 21 anos na presidência do tricolor, fui campeão baiano 17 vezes e uma vez campeão brasileiro. Por minha competência, tenho alguma influência no clube, afinal, continuo sendo conselheiro do time que amo", comentou Maracajá.
Outra crítica dura feito pelo informativo distribuído nas entradas da Fonte Nova foi em relação ao programa do Governo do Estado "Sua Nota é um Show". De acordo com grupo de torcedores, o Bahia “mais uma vez enganava sua torcida”. A diretoria do clube teria prometido iniciar o programa, que permite a troca de cupons ou notas fiscais por ingressos, no início da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Mas até agora, nada foi feito.
Depois dessas duras críticas, a direção do Bahia resolveu publicar em seu site oficial um comunicado com o título de “Mentira tem perna curta!”. No editorial tricolor, os dirigentes intitulam os autores do informativo como “grupelho de aves de rapina” que estaria “tentando enganar a Nação Tricolor”.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Bahia e da Federação Baiana de Futebol (FBF), a promoção “Sua Nota é um Show” deve começar a ser utilizada pelo tricolor no próximo jogo na Fonte Nova, dia 02de setembro, contra o Atlético da Paraíba.
Quem viver, verá!
quarta-feira, 22 de agosto de 2007
Ana Paula no Baiano de 2008?
sexta-feira, 17 de agosto de 2007
A pergunta que não quer calar
Nada disso. Depois de um atraso de duas horas para a chegada do primeiro piloto e de mais um atraso de outras duas horas para a chegada do governador da Bahia, Jaques Wagner, os baianos puderam, enfim, prestigiar os guerreiros que atravessaram seis estados brasileiros.
Nos bastidores, enquanto Wagner recebia os cumprimentos dos organizadores da festa, dois cinegrafistas de emissoras nacionais conversavam:
- Eu tinha uma pergunta para fazer a esse governador.
- Qual era?
- Governador, porque as estradas da Bahia estão piores que as trilhas que os pilotos passaram nesse rally?
Com a resposta o senhor Wagner.
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
Inversão de valores
O jogador se referia ao período de duas semanas, em que ficou trabalhando à parte, antes de negociar seu contrato com a equipe para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
Pois bem, quem manda no Vitória? O presidente e sua diretoria? A torcida? A imprensa?
O que esta situação deixou claro é que Jorge Sampaio, conhecido nome no meio da Axé Music, ainda tem muito o que aprender com o futebol. O medo de ser criticado pela imprensa e por parte da torcida o fez ser cauteloso ao extremo.
Um dia ainda veremos o futebol baiano profissionalizando. Um dia...
Dinheiro difícil
As propostas para o jogador chegam ao clube espanhol desde o final da última temporada. Por isso mesmo, os dirigentes tricolores não vêem a hora do atleta ser vendido, já que o Bahia teria direito a uma parcela desse valor por ter cuidado da educação e formação do jogador.
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
Uma paixão sem explicação
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
Festa em Inema
E não foi só. Além dele, a também baiana Ana Marcela, conquistou o mesmo título, também por antecipação, ao vencer a mesma prova. Marcelinha, como é conhecida, participou do Pan, mas acabou com a sexta colocação na maior competição esportiva das Américas.
Com tantos resultados positivos, falta somente um maior apoio tanto do Governo quanto do setor privado. Os pais de Allan já realizaram muitas feijoadas para conseguir pagar as passagens do atleta, que hoje conta com o apoio dos Colchões Ortobom, através do FazAtleta. Já Ana Marcela, teve que sair do Estado, foi para São Paulo, onde recebe bolsa de uma faculdade.
quarta-feira, 8 de agosto de 2007
Jogos Parapan-Americanos
Vítima da poliomielite na infância, Ronaldo é uma das promessas brasileiras nos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro. O baiano vai competir em quatro provas da categoria F 7. “As chances são grandes. Vamos lutar para voltar com as medalhas”, disse o atleta, que irá nadar os 50m livre, os 100m livre, os 400m livre e os 100m costas.
Ronaldo revelou que entrou na natação em 2000, meio que por acaso. Hoje com 30 anos de idade, o baiano foi convidado por um amigo para fazer apenas uma aula do esporte, “e hoje eu estou aqui para disputar o Parapan”, comentou.
As expectativas em torno do nadador aumentam por causa dos recentes resultados do baiano. No final de junho, Ronaldo participou do Circuito Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação, realizado na cidade de Porto Alegre. Em uma espécie de preparação para o Parapan, o atleta conquistou duas medalhas de ouro nas provas de 400m e 100m livre, uma de prata nos 50m livre e uma de bronze nos 100m costas.