quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Renan Calheiros continua luta contra cassação

Depois de ser absolvido no Congresso Nacional no início do mês, o presidente do Senado, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ainda corre o risco de ter o mandato cassado. Ele terá que responder a mais três processos por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética.

O primeiro diz respeito a um possível lobby feito pelo senador em favorecimento da cervejaria Schincariol. O outro, se refere a um envolvimento de Renan Calheiros em veículos de comunicação adquiridos por laranjas.

Além disso, o senador é acusado também de participar de um suposto esquema de arrecadação de dinheiro em ministérios comandados pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). As acusações foram todas confirmadas pelos diversos personagens que tornam as histórias ainda mais confusas.

No processo em que foi absolvido, Renan Calheiros era acusado de pagar despesas pessoais com recursos do lobista Cláudio Contijo, que é funcionário da construtora Mendes Júnior. Na votação do relatório que pedia a cassação do senador, foram 40 votos pela absolvição, 35 pela cassação e 6 abstenções. No Conselho de Ética, o mesmo relatório foi aprovado por 11 votos a 4.

O presidente do Senado pode ser denunciado também pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na última quinta-feira (20/09), o ministro Ricardo Lewandowski enviou ao procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, um inquérito contra Renan Calheiros.

Voto secreto

Na época da votação do primeiro processo contra o senador do PMDB, questionou-se o método usado pelos senadores. A sessão foi fechada, sem autorização para a participação da imprensa. Outro fato que causou críticas foi a utilização do voto secreto, o que para muito facilitou o "coleguismo" – prática em que as pessoas defendem seus companheiros de profissão.

Na última terça-feira (25/09), a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu o pedido do senador Almeida Lima (PMDB-SE) para que fosse secreta a votação dos processos restantes contra o Renan Calheiros no Conselho de Ética do Senado.

O presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), expressou na última semana o desejo de unificar as três acusações contra Renan Calheiros. O argumento usado por Quintanilha é de que todos os processos têm o mesmo objetivo, o mesmo acusado e os mesmos interessados. A idéia tem ganhado força junto aos senadores, principalmente no grupo peemedebista aliado de Renan.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).