quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Ambulantes prejudicam turismo no Pelourinho

É praticamente impossível passar cinco minutos no Centro Histórico de Salvador sem ser abordado por um vendedor ambulante. A cada novo turista que chega na região, a cena se repete: com mercadorias penduradas nos braços, eles avançam nas pessoas não deixando nem espaço para andar. Improvisando palavras em língua estrangeira, tentam vender à força seus produtos.

A estudante carioca Marcela Mota foi uma das vítimas desses ambulantes. Em menos de 15 minutos no Pelourinho, ela teve de rejeitar diversos produtos. “Nós já estamos acostumadas com essa abordagem, até por causa do Rio de Janeiro, mas isso incomoda muito porque atrapalha a gente de conhecer melhor os lugares”, disse Marcela, que durante a entrevista foi abordada por três vendedores.

Essa ação é condenada por muitos comerciantes e freqüentadores do Pelourinho. De acordo com eles, esses camelôs seriam uns dos responsáveis, além da criminalidade, pela queda do turismo no Centro Histórico. Por esse motivo, foi criada há seis anos a Associação de Vendedores Credenciados do Centro Histórico, entidade que cadastrou grande parte dos comerciantes informais e tentar regulamentar o comércio na região.


Segundo o vendedor de óculos Hélio Santos, representante da associação, a fundação da entidade só foi possível graças à união dos ambulantes. “Os turistas falam que todos deveriam ser cadastrados para melhorar nossa qualificação. Mas tem sempre um grupinho que continua ilegal e dificulta até mesmo a ação da Prefeitura”, comentou Santos, que trabalha no Pelourinho há 45 anos.

O cadastramento dos ambulantes e a retirada dos ilegais fazem parte de um pacote de medidas proposto pelo Governo do Estado. “Acredito que esse é o pior momento dos últimos dez anos. Continuamos buscando ações combinadas do governo municipal, estadual e até federal que permitam que o Pelourinho tenha uma vida mais digna”, comentou Clarindo Silva, dono da Cantina da Lua, um dos restaurantes mais tradicionais da região.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the GPS, I hope you enjoy. The address is http://gps-brasil.blogspot.com. A hug.